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Por que a sua empresa não consegue se destacar nas mídias sociais?

Postar fotos aleatórias no feed e colocar descrições mixurucas não farão você vender mais. Muito pelo contrário.

Eis o que todo comerciante pede às agências de publicidade: Façam posts! Coloque o número da loja, o endereço, o telefone e publique muito! Venderemos mais dessa forma.

O que esqueceram de avisar é que 99,9% das empresas fazem isso. Os 0,01% só não fazem porque ainda não estão nas redes sociais e não entenderam a importância da internet para os seus negócios. Bem, pelo menos até agora.

A internet ao mesmo tempo que é um ambiente extremamente democrático e aberto a todos, é um lugar altamente competitivo e difícil de sobressair.

Mas calma, você não precisa ser o maior da internet, na verdade, você só precisa entender como os maiores chegaram lá e o que eles fazem para ter os resultados que possuem.

Toda grande marca possui personalidade

Se eu tivesse que te dar apenas um conselho seria esse: Faça da sua marca alguém interessante, com personalidade ou ao menos com pessoalidade. Ninguém gosta de ver novela chata. A sua empresa passará despercebida caso você insista em repetir o que seu concorrente faz.

Te garanto: A concorrência não entende a sua empresa, não te entende e entende muito menos as pessoas que habitam o seu comércio. Se você der atenção a alguns detalhes, detalhes que fazem toda a diferença em qualquer negócio, sua empresa terá mais atratividade.

Tudo começa com a produção de um conteúdo que conversa com o seu público.

Mas antes de falar sobre conteúdo preciso que você entenda o que há por trás do processo da compra.

Digamos que você vá comprar uma roupa. Qual é o movimento natural que você faz no ato da compra? Provavelmente, você passará pelos corredores pesquisando pelo o que você quer. Você está à procura de algumas camisetas… você encontra diversos e escolhe aqueles que mais te agradam.

Ótimo, você achou os modelos queridinhos, mas infelizmente você terá que fazer algumas decisões, seu orçamento é de R$ 200,00 e as camisetas que você escolheu passam de R$ 600,00… ao todo foram 8 camisetas.

Você vai ao provador, veste cada camiseta, olha os vários ângulos do espelho para ver quais caíram melhor em você. Nesse processo você já eliminará as que você achou que ficariam bem em você, mas acabou descobrindo que ficaram péssimasChegará o momento que você caíra numa decisão terrível, das 8 camisetas, você só conseguirá comprar três.

Você está decidido em duas. Agora, você precisa se decidir entre as outras duas. Provando-as de novo você olha detalhadamente o que acha de cada uma. Finalmente, a decisão foi tomada!

Você encontrou as três camisetas perfeitas para você. O que vem depois é processo padrão de finalização da compra, você está felicíssimo e mal espera para chegar em casa para provar novamente as roupas e pensar onde e quando poderá usá-las.

Eu sei, a volta foi longa, mas voltemos para o tema inicial: Conteúdo!

O Conteúdo é a porta de entrada para o que você vende.

É por meio do conteúdo que o seu cliente poderá vislumbrar o que seu produto fará para ele. Seu post precisa ser feito num tom de conversa entre você e o leitor, diga a ele não apenas os benefícios, mas como ele “vestirá” o seu produto, como o seu produto servirá a ele.

O conteúdo é essencial justamente por causa disso. As pessoas se interessarão pelo que você faz ou pelo que você vende.

Mas antes de mais nada eu preciso ser sincero com você e te peço desculpas de antemão, ninguém se importa com você, assim como ninguém se importa por este que vos escreve. Aqui na internet você está à procura de algo, no seu caso específico você quer saber porque as suas redes sociais são ruins e o que você precisa fazer para melhorá-las, é por esse motivo que você está lendo esse texto.

Eis aqui que entra a cereja bolo. Toda produção de conteúdo precisa ter um toque de personalidade, o requinte necessário para dar mais atratividade para o que você está produzindo e faça com que seu produto ou serviço seja mais atraente para as pessoas que se envolvem com a sua marca, para aquelas pessoas se conectem com a sua empresa.

As redes sociais são compostas por Pessoas.

E pessoas seguem pessoas. Por isso que a maioria das empresas não se destacam! As que se destacam possuem uma personalidade atraente e unem seus clientes num senso de comunidade envolta marca.

A NuBank recebe declarações de amor não apenas porque é um produto incrível, mas porque sabe conversar com o seu cliente.

Eis outro exemplo conhecidíssimo no mercado:

Os comentários da empresa são um show à parte. O sonho de quem consome o produto é ter uma resposta da Netflix.

A Netflix é o exemplo a ser seguido de como uma marca deve se portar nas redes. Os comentários são um show à parte.

Por outro lado, há as empresas que criam conteúdo por tabela e se limitam a postagens de “dia do não sei o quê”. Fuja dessa publicidade, ela é pobre e não conversa com o seu público, e isso é ainda mais válido aos donos que enxergam esses posts em tudo que é buraco… Dia internacional da alegria não venderá o seu produto, muito menos criará relacionamento com o seu cliente!

Uma empresa que vende materiais de construção dando felicitações aos ciclistas… O problema não é só isso, essa é uma empresa de grande envergadura que, infelizmente, ainda não entendeu como criar conteúdo na internet.

Claro, preciso ser honesto com você leitor, há empresas que são mais fáceis de produzir conteúdo, ao passo que existem empresas que são extremamente difíceis. Você precisa encontrar uma forma interessante de se comunicar com o seu cliente. Da mesma forma que a Magazine Luiza faz, por meio da MagaLu.

É por essas e outras que a sua empresa passa despercebida na internet. A criação de um conteúdo que realmente engaja demanda esforço, repetição e, principalmente, tempo, além de elementos essenciais que conectaram o que você faz ou vende com o seu público comprador.

Não será no décimo post que você ganhará visibilidade, se permita criar conteúdo estratégico ao longo de algum tempo até você ter notoriedade o suficiente para ir para o próximo passo.

Quem navega pela internet está entediado, na busca de algo que prenda a atenção dela. A essência da boa produção de conteúdo está na atratividade do que você está oferecendo. Lembre-se: Ninguém gosta de uma novela chata!

Uma empresa que consiga trazer elementos de humor, que emitam opiniões, que possuam um produto atrativo, que conte histórias e mostre seus princípios fará com que os clientes que seguem a página e compre dela engajem com as mídias sociais. Mais do que isso, fará com que eles se sintam cada vez mais participantes da construção da empresa e que há um motivo que vai além do financeiro que os farão mais fiéis à marca.

Esse processo é bem explicado no livro do Philip Kotler, Marketing 4.0. Mas deixemos as tecnicidades de lado, foquemos no que você precisa fazer hoje para ter uma empresa interessante nas redes sociais.

Aqui estão 5 dicas que você pode começar a fazer hoje para ter uma rede social mais atraente.

Tenha personalidade. Esse é o mínimo. Você precisa ter uma voz ativa, construir um diálogo interessante entre você e o seu cliente, o que você vende e como você pode ajudá-lo.

Entenda o seu cliente. Saber as palavras que ele usa, o que ele veste, o que ele come, quais são seus gostos e o porquê ele te procura é essencial para criar um conteúdo que converse com necessidades deles. A fidelização vem da repetição e do relacionamento constante.

Tenha fotos bonitas, ou ao menos posts bem feitos. Se seu produto tem muito apelo visual, como o produto da NUBANK ou, melhor, se você vende comida, abuse de fotos belas do seu produto. A comida, se bem posta à frente do cliente, dá nele sensações e sentimentos que o fará comprar aquilo somente pelo vislumbre da qualidade daquilo que está vendo diante de seus olhos. Faça imagens belas do seu produto, ou ao menos, tenha posts interessantes.

Teste. Faça postagens de humor na sua página, alterne entre imagens do ambiente e das pessoas que visitam o local, a apresentação do produto e carroseis informativos. O Conteúdo pode variar e sua finalidade, como em todas as ações de marketing estão na construção de relacionamento para que ao final haja vendas.

Faça um bom trabalho na sua loja. É essencial que esse relacionamento seja tanto criado quanto mantido tanto no ambiente que a sua empresa está quanto nas redes sociais. De nada adianta uma boa campanha de marketing se sua equipe não está preparada para atender bem.

Como uma bela fachada, a sua rede social precisa estar sempre pronta! Afinal, são nas mídias sociais que as pessoas passam a maior parte do tempo. Ela é a única loja que as pessoas voltam 5, 6, 7 vezes ao dia pedindo por mais.

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