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O que é Inbound Marketing? Tudo o que você precisa saber!

No processo de tradução literal para o português, o inbound marketing pode ser chamado de “marketing de entrada”, mas também é chamado de “marketing de atração” ou “novo marketing” por algumas pessoas. Isso porque estamos falando de uma forma de tornar o público mais livre para participar do seu negócio. Mesmo que os tempos tenham mudado. Ninguém quer ser incomodado por anúncios enquanto navega em sites ou assiste TV, e muito menos deseja receber ligações de telemarketing durante o dia. O método de compra é completamente diferente de antes. Ninguém pode simplesmente vender produtos aos clientes, não importa quem seja.

Agora é a hora de atrair quem realmente deseja comprar de você e fornecer materiais que possam ajudar a esclarecer dúvidas ou entender melhor o seu problema. Se o mundo mudou, então a adaptação é muito significativa, você concorda? O inbound marketing é uma realidade à qual vale a pena se adaptar. Portanto, neste artigo, iremos nos aprofundar neste tópico. Pronto para entender o inbound marketing?

O que é Inbound Marketing

Inbound marketing é um conjunto de tecnologias que envolve a criação e o compartilhamento de materiais específicos para públicos específicos, que serão afetados de acordo com suas necessidades na Internet.

Portanto, o marketing de conteúdo é um dos pilares mais importantes, pois tem o compromisso de produzir e distribuir diversos tipos de materiais de alta qualidade, como postagens em blogs e redes sociais, vídeos, etc. -Traga as pessoas certas para sua empresa.

Desta forma, estes potenciais novos clientes comunicam com a empresa, de fato, isto irá compreender as suas necessidades, ajudá-los e satisfazê-los, e permitir-lhes continuar a comprar produtos e recomendá-los a terceiros.

O Inbound Marketing visa atrair e conquistar ativamente os públicos-alvo e clientes potenciais qualificados, ou seja, pessoas genuinamente interessadas nos serviços prestados pela empresa, seja em motores de pesquisa como o Google ou nas redes sociais. Não está agindo pelo público como o marketing antigo, mas concentrando sua energia em atrair as pessoas certas. É razoável, não é?

Para fazer isso, você precisa alinhar os materiais que produz com os interesses de seu público-alvo. Isso permitirá que você atraia o tráfego de entrada necessário para posteriormente se converter em clientes potenciais, fechar negócios e conquistar a fidelidade do cliente. Sempre use estratégias eficazes. Quanto mais relevante for o seu conteúdo e melhor o seu trabalho, mais os consumidores em potencial devem entrar em contato com o seu produto ou serviço.

Adicionar? Considere o número de pessoas online. A maioria do público pode ser interessada em sua marca. Dessa forma, o inbound marketing é a melhor maneira de transformar estranhos em clientes e promover negócios. Isso ocorre porque o método é adequado para as atuais condições de mercado e hábitos de compra do consumidor. Afinal, ninguém mais conseguirá nada a menos que você primeiro faça uma boa pesquisa online.

Origem do Inbound Marketing

O inbound marketing começou em 2006, quando Brian Halligan e Dharmesh Shah fundaram a HubSpot, uma empresa de software norte-americana, responsável por automação de marketing, CRM e vendas.

Mesmo antes de 2006, havia muita atividade na Internet e a forma de compra também estava passando por mudanças tremendas. Ninguém, como hoje, está determinado a ir a uma loja para comprar algo sem antes fazer uma pesquisa online. Brian Halligan apontou que várias startups falharam no processo de vendas porque usaram tecnologia desatualizada e não conseguiram atrair o público certo, como listas de e-mail compradas e anúncios irritantes.

É preciso pensar em novas estratégias para atrair o público certo e aumentar as vendas. Anúncios direcionados a públicos obscuros, anúncios de TV e rádio, anúncios em banners em sites e outras formas de divulgação de ações interrompidas não são mais tão significativos. Portanto foi criado um marketing atraente, que permitiu ao público obter ativamente o produto.

Nem preciso dizer que essa ideia funciona, certo? Mesmo na crise global de 2007 e 2008, várias empresas apostam suas receitas em estratégias de produção e compartilhamento de conteúdo. Hoje, a Agência Foxy se desenvolve ao lado do Inbound, principalmente porque acredita que o que é bom para os resultados da organização é bom para os clientes.

Inbound Marketing x Outbound Marketing

Podemos dizer que o marketing externo é uma forma mais invasiva de publicidade. O fato é que esse também é o método de marketing mais antigo, assim como a maioria das pessoas está acostumada a ele desde então.

O Outbound envolve a compra de listas de e-mail, como spam, comerciais de rádio e TV, sites e materiais impressos, ligações de telemarketing, estandes de vendas, outdoors, etc. Basicamente, estamos falando de comunicação unilateral: a marca envia avisos ao público em geral sem estabelecer um diálogo. Em outras palavras, as pessoas se tornam mais passivas no “outbound”, com as seguintes características:

  • Público disperso: outdoors ou comerciais de TV atraem mais audiência. O serviço de saída não pode definir quem é o alvo de sua divulgação;
  • Comunicação unilateral: Como dissemos, a marca fornece às pessoas, elas só podem receber informações passivamente;
  • Sem interação: você não pode encaminhar, compartilhar ou desfrutar de operações de saída;
  • Indicadores inacreditáveis: É muito difícil medir o alcance dessas tecnologias, mas na verdade é impossível;
  • Não importa: a marca e o cliente não trocarão informações ou conteúdo. Esta é apenas uma relação de compra;
  • Custo mais alto: como a maioria da população que chega não tem muita atenção, o custo das operações de saída é mais alto;
  • Interrupção contínua: A ligação do telemarketing interrompe a rotina, assim como um programa de pausa de comercial de TV. De fato, em muitos casos, essa pessoa nem mesmo presta atenção a esses comportamentos;
  • Ações de curto prazo: banners em sites, comerciais de TV e até spam têm uma duração menor, o que difere de postagens permanentes em blogs, que podem ser atualizadas de tempos em tempos e trazer cada vez mais visitas ao site.

Quando falamos em inbound marketing, esta situação é completamente oposta, pelo “simples” facto de estar a produzir conteúdos informativos que permitem a potenciais clientes chegar à sua marca. Essas tecnologias geram confiança, que na verdade é um relacionamento. Abaixo, você entende as outras diferenças entre entrada:

  • O público certo: por meio da tecnologia de SEO e do uso correto de palavras-chave, as pessoas realmente interessadas no seu produto ou negócio podem encontrar suas informações;
  • Comunicação bidirecional: Por meio das redes sociais e do SAC 2.0, o público pode fazer perguntas e promover discussões, e as marcas podem responder e estabelecer comunicação rapidamente;
  • Engajamento: conteúdo bem elaborado é popular entre as pessoas, e elas podem compartilhá-lo e indicar links em várias redes sociais. Portanto, depende apenas de você, ou mais precisamente, do material produzido.
  • Possíveis métricas: Os métodos inbound possuem ferramentas online que permitem entender o potencial de cada operação, seja um post de blog ou uma rede social, para tornar sua estratégia sempre mais eficiente;
  • A relação entre a marca e o cliente: A marca está mais próxima das pessoas do posicionamento correto, o que permite aos consumidores serem os seus promotores, defendendo-os e apontando-os quando acham necessário;
  • Custo acessível: quando você usa bem a tecnologia de entrada, o CAC (custo de aquisição do cliente) cairá significativamente, e ainda mais quando você aposta em software de automação de marketing;
  • Atraia, não interrompa: o mais incrível do Inbound é atrair seu público e torná-lo mais ativo na hora de escolher os produtos. Considerando o número de usuários online, a possibilidade de crescimento é enorme;
  • Ação de longo prazo: as postagens no blog podem durar muito tempo, especialmente ao concluir atualizações e trabalhos de SEO.

Benefícios do Inbound Marketing

Valor mais baixo e cobertura mais precisa são apenas duas das muitas vantagens que o marketing de entrada pode trazer para sua empresa. Estamos falando da importância da estratégia, que pode impulsionar as vendas da sua empresa e obter muitos benefícios em termos de reconhecimento de marca. Abaixo está um melhor entendimento!

Você chega no público que precisa

Quando você produz o conteúdo certo e o espalha no canal certo, tem uma chance maior de atrair usuários que estão realmente interessados ​​em comprar seu conteúdo. De acordo com o relatório de status de inbound da Agência Foxy, quando se trata de equipes que usam tecnologia de inbound, a confiança na eficiência das estratégias de marketing pode aumentar em até 75%.

Produzir conteúdo de alta qualidade e publicá-lo na frequência adequada é uma forma de atrair mais clientes em potencial, que terão uma grande oportunidade de se converter em novos clientes. Mas lembre-se: a qualidade nas publicações e estratégias é sempre maior do que a quantidade.

Aumenta a visibilidade da marca

Antes da digitalização do marketing, descobriu-se que novas marcas e produtos (principalmente regiões geográficas) tinham mais restrições. No entanto, o mundo mudou, então não há nem menção de como chegar ao público.

Ao apostar na produção de conteúdo online, você terá a oportunidade de ganhar visibilidade incomparável e aprimorar seu negócio competitivo. Principalmente quando seu conteúdo é compartilhado por fãs da marca, esse fato permite que você atraia mais pessoas.

Aproxima-se dos clientes

Existe algo mais desagradável do que entrar em uma loja física e um vendedor incansável tentando te convencer a comprar um produto? Com a ajuda da Internet e do marketing de conteúdo, as pessoas podem adquirir marcas por meio dos materiais que escolhem na leitura virtual.

Constrói alinhamento entre Marketing e Vendas

Nada pode causar mais desentendimentos entre a equipe de vendas e a equipe de marketing do que a fase de liderança, fato que pode gerar uma grande perda de tempo e dinheiro, tentando converter públicos que ainda não estão no momento ideal de compra.

No entanto, com o inbound marketing, você pode construir fluxos de conteúdo em postagens, emails de marketing e e-books, por exemplo, isso permite que você deixe clientes em potencial no estágio perfeito de oportunidades de compra em potencial.

Passa a ter um ciclo de vendas mais curto

Quando alguém chega a um site ou rede social onde você está interessado em determinado conteúdo, a jornada do cliente começa com atração. Portanto, o tempo que leva do chumbo ao consumidor corresponde a esse ciclo. Quanto mais tempo demorar, mais caro será para a empresa.

O Inbound consegue reduzir esse tempo, pois trabalha com conteúdos focados nas diversas fases de um funil de vendas. Isso ainda permite um maior número de vendas e economia ao longo de todo o processo.

Reduz o CAC

CAC é a abreviatura de “custo de aquisição do cliente”, e reduzir este valor é um dos principais privilégios de quem se dedica ao marketing work-inbound acaba por se tornar a escolha ideal para resolver este problema.

Tradicionalmente, as operações de saída são mais caras porque envolvem anúncios em vários veículos e operações maiores, e sempre usam mídia paga. Por outro lado, o inbound tem soluções mais baratas, como produção de conteúdo, não tem data de validade e pode ser atualizado e compartilhado novamente quando a política muda.

Detalhe: de acordo com a reportagem do Estado do Inbound já citada aqui, usar o Inbound Marketing para conseguir leads é 47% mais barato.

Consegue medir os resultados com agilidade

Ao postar um novo texto em seu blog, você pode visualizar o tráfego em tempo real e medir o sucesso das postagens em mídias sociais, compartilhamento de links, etc. Essa agilidade permite que você mude sua estratégia sempre que a resposta não for a ideal.

Nesse caso, o segredo é verificar os resultados com frequência para entender melhor o público e as possíveis alterações. O horário de entrada está sempre mudando!

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