Como ter mais seguidores no seu Instagram em 2021?

Quem produz conteúdo na internet sabe o quanto é difícil ganhar espaço nesse meio. Produção de conteúdo é um processo contraintuitivo, não somos acostumados a fazê-lo e dependemos de muito treino – como na academia – para conseguir atrair a atenção das pessoas.

Mas não basta só atrair a atenção de novos usuários, você precisa retê-los no seu perfil. Ou seja, para ganhar novos seguidores seu conteúdo deve ser interessante a ponto da pessoa te seguir para acompanha-lo todos os dias.

Como a entrega da plataforma tem diminuído dia após dia, a única forma viável de trazer novas pessoas, atraindo sua atenção e chamando-as ao seu perfil, é pagando ao tio Zuck.

Nesse artigo, mostrarei como você pode alcançar mais pessoas usando os patrocinados do Instagram. Explicarei uma estratégia simples que aplicamos para um de nossos clientes.

Quer saber como? Arrast… não, pera.

Tô brincando… antes de passar a estratégia preciso que você entenda algumas coisas para investir seu dinheiro com eficiência e aumentar a sua base de seguidores.

Os três passos para ter um perfil atraente

Primeiro passo: Feed

Seu perfil deve estar pronto para receber novas pessoas.

E quando eu digo pronto, digo que ele deve conter imagens bonitas do seu produto ou do que você faz; imagens e textos que conversem com o público que habita o Instagram.

PELOAMORDEDEUS.

Não poste imagens do produto, textos sobre o produto, vídeos sobre o produto, reels do produto, produto, produto, produto… o tempo todo.

O Instagram é uma rede social, não um mercadão.

Mescle o seu conteúdo com a apresentação dos produtos em formatos diferentes.

Use o ambiente, pessoas, locais esteticamente bonitos, trabalhe nas imagens promocionais… de preferência, contrate um fotografo.

Afinal, estamos falando do seu negócio, da sua empresa, invista nela. Deixe-a com uma boa aparência. Como diz o velho ditado: “A primeira impressão é a que fica”. E acredite, as pessoas são exigentes quanto ao que compram. Demonstre profissionalismo e tenha boas imagens.

Você pode também fazer uso de um bom designer para montar imagens com teor promocional, convidando para eventos, vendendo o produto – por que não? – e trabalhando os aspectos visuais do perfil para que ele tenha um padrão.

Não estou falando aqui para você ter um feed todo organizadinho, mesclando corzinha num postzinho em outro postzinho, não! Tô falando para você manter um padrão visual, como faz o Itaú, por exemplo.

Basta bater o olho e você já sabe de qual empresa estamos falando.
Preste atenção na imagem da senhora na praia, como a Identidade Visual está presente de forma sutil.

Olhe também esses outros dois exemplos da Magazine Luiza e da AirBnB

Por incrível que pareça, a Magalu, assistente virtual da Magazine Luiza engaja mais que qualquer outra imagem de produto.
O AirBNB se beneficia muito do serviço que presta, já que os próprios usuários fazem imagens maravilhosas dos locais que alugam.

Veja, são perfis bem diferentes uns dos outros, com propostas diferentes. Enquanto o Itaú trabalha forte a imagem e o Branding, ou seja, todos os aspectos da sua comunicação visual, a Magazine e o AirBnB trabalham o conteúdo de seus respectivos perfis de modo nativo. Com fotos reais, de lugares reais.

Inclusive, é bizarro o engajamento da MagaLu, a assistente visual da Magazine e Luiza. Como ela tem traços humanos sua aparição gera mais simpatia do público.

Claro, para alguns negócios, principalmente aqueles pequenos, esse processo de criar um personagem pode ser custoso, foque nas dicas que dei no começo: Fotos bonitas e design bem feito. Siga o padrão Itaú.

Algumas empresas se beneficiam mais do que elas vendem do que outras, um exemplo facílimo de você visualizar são as empresas que vendem comida.

Se você vende comida, basta mostrar seu produto da forma mais obscena possível que as pessoas engajarão e entrarão em contato contigo para saber quanto é aquela coisa maravilhosa.

Zerado esse assunto, sigamos para o próximo, os Stories.

Segundo Passo: O que devo postar nos stories?

O Story é um formato de conteúdo rápido de ser produzido e consumido. Para algumas empresas ou pessoas, produzi-los diariamente pode ser bom, para outras, nem tanto. Depende dos seus objetivos e do que você vende.

Particularmente, eu acho interessante você criar um conteúdo de bastidor e aproximar a sua audiência para o seu perfil.

Como?

Abrindo caixinhas de pergunta para aumentar a interação com o seu perfil, abrindo enquetes, fazendo com que a sua audiência faça parte do conteúdo que você produz.

Há negócios que são mais interessantes criar massivamente nos stories, enquanto outros, não. Psicólogas, nutricionistas, personal trainers… enfim, quem vende serviço pode se beneficiar mais dos stories do que quem vende produtos.

Isso não quer dizer que a venda de produtos não possa passar pelo mesmo processo, muito pelo contrário, há produtos, como vestimentas e moda em geral, que se beneficiam dos stories para mostrar os bastidores da produção, da embalagem, do dia a dia da empresa, dicas.

Os stories é uma excelente ferramenta de aproximação.

São nos stories que ocorrem os directs. E é no direct que a venda é fechada. – Mas deixemos esse assunto para outro momento.

Terceiro passe: destaques, o que colocar?

Por último, o que seus Destaques devem conter?

Influenciadores, empresas, pessoas comuns utilizam os destaques conforme lhes convêm.

O que eu sugiro a você. Quer ter um destaque diferente? Use-os para apresentar a sua empresa, se apresentar e dar um guia de conteúdo. Você não precisa de um montão de destaques – geralmente quem usa destaques, usa como um banco de dados, quando há muita informação ignoramos de prontidão.

Portanto, use os destaques para primeiro, apresentar você, a sua empresa, dizer quais são os seus valores, propósito e o que seus clientes encontrarão no seu perfil.

Você pode também mostrar processos produtivos, os bastidores em geral, depoimentos – muito importante ter depoimentos, colecione alguns vídeos e textos – e, por último, tenha um FAQ com as perguntas mais respondidas, dessa maneira, você terá mais tempo hábil para cuidar de outros pontos importantes da sua comunicação.

Beleza, fiz tudo que cê disse, meu perfil tá top, e agora?

Agora, é a parte legal.

Você tem 2 formas de atingir novas pessoas todos os dias.

A primeira é usando o promover do Instagram patrocinando os conteúdos tanto do feed quanto do seus Stories que tiveram mais interações, curtidas, compartilhamentos, salvamentos e etc.

Ou, alcançar um público mais direcionado com um conteúdo igualmente interessante e que você pode dar uma melhorada no visual.

Bem, não vou me aprofundar muito no primeiro, já que a ferramenta é amplamente intuitiva e te possibilita chegar a mais pessoas diariamente com extrema facilidade.

Vamos para a segunda forma: O Gerenciador de Anúncios do Facebook.

O Gerenciador de anúncios do Facebook é a melhor ferramenta para anunciar o que quer que seja no seu perfil. Por que? Porque ela te da mais possiblidades de direcionamentos e objetivos do que o botão impulsionar.

Antes de pôr a mão na massa. Quero que você visualize o perfil dos seus consumidores (Se você tiver listas de e-mails ou possuir um Pixel show de bola instalado no seu site, que tenha coletado bastante dados, rola você fazer um público semelhante e tacar pau no carrinho).

Pense nos gostos deles, como se vestem, o que assistem, que esportes praticam, pense naquele cliente que você adora receber na sua loja e ele aparece com frequência.

Tente imaginar o que essas pessoas tem em comum e mescle com o que você vende.

Seu conteúdo será direcionado para essa pessoa.

Você fará um conteúdo específico para esse cliente ideal, e montará a campanha da seguinte forma:

  • Objetivo: Conversão
  • Conjunto de anúncios: Lookalike 1% (caso tenha o que eu falei acima) ou direcionamento detalhado com os Interesses que você acha que o seu Público tenha.

Ex: Meu cliente é palmeirense, empresário, adora churrasco e vai à igreja aos domingos. Coloque Interesses que sigam esses critérios, você tem mais chances de ganhar seguidores do que colocar apenas pessoas interessadas no seu produto ou serviço.

  • Anúncio: Conteúdo direcionado para o seu público. Faça um vídeo ou alguns stories dando uma dica rápida sobre o que o seu produto pode fazer pelo seu cliente, pode ser uma dica também, não tão relacionada ao seu produto, pode ser algo que deu muito retorno no seu feed ou stories… deixe a criatividade fluir.

Ponto importante: quando for colocar o link – O Facebook não rodará a campanha, caso não tenha um link –, coloque o link do seu perfil www.instagram.com/agenciafoxyoficial, por exemplo. Dessa forma, seu cliente será direcionado diretamente para a sua página.

A partir daí é deixar a campanha rodar e aguardar para ver se dará resultados. Meu Deus, como assim? “Aguardar para ver se dará resultado” Quer dizer que eu corro o risco de não ganhar novos seguidores?

Sim, você corre esse risco, mas é aí que eu te digo: Faz parte do jogo.

A conquista de novas pessoas no seu perfil depende dos critérios que eu pedi para você dar uma melhorada lá em cima, lembra? Perfil, stories, destaques.

Tudo isso será visto pelo seu cliente, se seu conteúdo for interessante e for compatível com a audiência, ela ficará, caso não for, tente melhorar.

Você precisa estar constantemente melhorando seu conteúdo e o seu perfil.

Te aconselho a não colocar a carroça na frente dos bois. Comece com pouco, R$ 15,00, R$ 20,00 por dia. Por uma semana, por quinze dias. Guarde de R$ 150,00 a R$ 300,00 para investir nesse período.

Deixe rodar por dois a três dias a primeira campanha. Não deu resultado? Mude o criativo. Caso o criativo esteja bom, mude o público, e teste, teste, teste.

Seguindo exatamente o que eu disse. Pode ter certeza, você passará a receber entre 20 a 40 seguidores por dia a um custo baixíssimo.

Sem truques, sem formatinho fácil e rápido, você pode ter mais pessoas no seu Instagram, pessoas reais e engajadas, se trabalhar duro e com consistência.